terça-feira, 26 de maio de 2009

Matriz de Santo Antônio de Itaverava. Minas Gerais.

Sobre as atribuições do Forro da Matriz de Itaverava:

"As pinturas da Matriz de Itaverava e Carmo de Mariana Têm atribuição comprovada por documentação arquivística, datando a execução da primeira de 1823-1824 e o ajuste da segunda de 1826. Na composição de ambas, praticamente idêntica, um muro-parapeito corre nas laterais da abóboda, alternando ressaltos em forma de plinto e balcões decorados com vasos de flores. No centro a costumeira tarja ricamente emoldurada de rocalhas, com cenas alusivas à iconografia dos padroeiros, a Virgem do Carmo em Mariana e Santo Antonio em Itaverava. Observe que o desenho da rocalha de Francisco Xavier Carneiro é menos erudito do que Manuel da Costa Athaíde, configurando uma espécie de modelado contínuo que acompanha as sinuosidades da moldura do quadro, cujas bordas finamente recortadas, dão a impressão de um bordado."

Rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus Por Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira.

Para ver o livro online: http://books.google.com.br/books?id=Cw_po7q15qQC&pg=PA284&lpg=PA284&dq=%22Matriz+de++Itaverava%22&source=bl&ots=ckckqrtNYH&sig=gmnNJ4YEQOetGoYe8VeWw9yNK_k&hl=pt-BR&ei=XxscSsuHE4jUNLHtrJgP&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4#PPA286,M1

Fotografias gentilmente cedidas por: Antônio Carlos Peixoto.



Fotografias da Matriz de Itaverava, uma casa ao lado da Igreja e fotos da Fazenda dos Macacos (restaurante hoje) onde nasceu o autor do projeto da Matriz da Conceiçao de Queluz e o seu neto Conselheiro Lafaiete Rodrigues Pereira,, conselheiro de D. Pedro II.